Segunda, 21 de Julho de 2025
A crescente demanda de energia elétrica no Paraguai, impulsionada pela usina de Itaipu, faz com que a direção da hidrelétrica binacional estude a possibilidade de ampliar em 10% o número de turbinas geradoras. Itaipu, que atualmente fornece cerca de 9% da energia elétrica consumida no Brasil, possui 20 unidades geradoras e espaço para a construção de mais duas, segundo o diretor-geral da estatal, Enio Verri.
Verri declarou que a ampliação é inevitável, mas pontuou a necessidade de estudos técnicos, sociais e ambientais amplos, viabilidade econômica e acordo entre Brasil e Paraguai para a realização do projeto.
Ele também explicou que o Paraguai está se aproximando de consumir toda a energia a que tem direito, deixando de vender o excedente para ser usado pelo Brasil. Fatores que explicam o aumento da demanda paraguaia incluem o crescimento da economia, a presença crescente de data centers e atividades de mineração de criptomoedas – ambos dependentes de energia intensiva.
Segundo Verri, a construção de duas novas unidades geradoras (turbinas) está sendo estudada pela equipe de Itaipu. Ele também ressaltou que o aumento de 10% no número de turbinas não implica necessariamente um aumento de 10% na capacidade de geração. A diferença pode ser para menos ou para mais, dependendo da produtividade das turbinas e dos avanços tecnológicos.
No entanto, o diretor da hidrelétrica não associou a expansão a outro estudo sobre o aumento do nível máximo do reservatório no Rio Paraná, o que implicaria ampliar a área alagada.
Atualmente, as 20 unidades geradoras de Itaipu têm capacidade instalada de 14 mil megawatts (MW), sendo 700 MW por turbina.